O valor da alimentação saudável


Alimentação saudável é o desafio da vida corrida que levamos hoje. Por isso precisamos estar sempre atentos ao que comemos e ao nosso comportamento alimentar. Alimentos frescos e não industrializados contribuem para a saúde do homem. Muitas vezes a mudança de pequenos hábitos já significa um grande passo. Veja aqui 10 dicas para você adotar no seu dia a dia:

1 – Faça as refeições com calma e mastigue devagar: garantir horários exclusivos para fazer as refeições é essencial para manter o equilíbrio na hora da digestão porque o organismo precisa de tempo para processar os alimentos.

2 – Não ingerir líquido durante as refeições: eles atrapalham a mastigação. Por isso só são recomendados 30 minutos após. Os líquidos atrapalham o processo de digestão.

3 – Alimente-se a cada três horas, porque o nosso cérebro precisa constantemente de glicose (carboidrato). A inconstância em receber esse nutriente traz redução de disposição. Atenção com os horários para as refeições. Essa disciplina faz com que o nosso organismo mantenha um ritmo, com estabilidade nutricional e hormonal.

4 – É importante consumir alimentos integrais. Um dos seus benefícios é controlar o colesterol.

5 – Consuma frutas, verduras, legumes e hortaliças.  Eles são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais.

6 – O café é muito saudável, mas não exagere: tome no máximo três xícaras ao dia.

7 – Ingira bastante líquido, porque é ele quem mantém o corpo bem hidratado e ajuda o organismo a transportar os nutrientes que precisamos. Tome pelo menos 1,5 litro de água ao dia.

8 – Inclua alho e cebola na sua alimentação. Essa dupla evita inúmeras doenças.

9 – Consuma limão. Ele ajuda na digestão, purifica o organismo e fortalece o sistema imunológico.

10 – Focar na variedade. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente. Tente variar ao máximo.