Melancia possui substância que previne o acúmulo de colesterol LDL


Pesquisa da Purdue University, nos EUA, mostra que o consumo diário de melancia pode melhorar a saúde cardíaca e reduzir o acúmulo de Lipoproteína de Baixa Densidade (LDL), o colesterol “ruim” nas artérias. O estudo que foi realizado em camundongos a aponta a Citrulina como responsável por esse efeito.

A Citrulina é encontrada no suco da melancia e também pode estar associada à redução da pressão arterial, conforme estudos anteriores, diz o coautor do estudo Shubin Saha.

Os ratos foram divididos em dois grupos e alimentados com dietas ricas em gordura saturada e colesterol. Metade da amostra se alimentou de água com adição de 2% de melancia, a outra metade recebeu a mesma quantidade de água suplementada com uma solução semelhante com os hidratos de carbono presentes na fruta.

Os resultados apresentaram que os camundongos que consumiram o sumo de melancia, adquiriram 30% menos peso que o outro grupo, além de terem 50% menos chances de possuírem colesterol LDL no organismo. “Nós sabemos que a melancia é boa para a saúde, pois contém citrulina. No entanto, não sabemos ainda em que nível molecular a substância trabalha, e descobrir isso é nosso próximo passo”, diz Shubin Saha.

O grupo que foi alimentado com adição de melancia também apresentou redução de 50% nas placas arteriais e níveis elevados de citrulina no organismo.

Fonte: iSaúde